quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O lado C da maternidade

O lado é da maternidade é aquele que é só amor e todo mundo conhece, puro senso comum. O lado B, para mim, é aquele do último post e hoje vou falar do lado C, que está em crescente expansão aqui em casa.

Este é o lado C de custo, a cada ano descubro que meu amor está quase proporcional ao custo com a escola da pequena, cada dia maior. É mensalidade, matrícula, colônia de férias, taxa de material individual, coletivo, o da culinária, inglês, livros, uniforme, passeios....dá medo afinal ela ainda nem fez 2 anos!

O C também é de celulite, barriga que cresce, cabelo que cai, coisas de gravidez.

Também é o lado C de crises, ainda mais se estamos falando da Anita. É crise de choro para sair da escola, para entrar e sair do banho, para dormir, trocar de roupa e os pitis normais dela de todo dia...

Passa a ser o C de controle, auto controle, controle do tempo, controle dos custos, controle da alimentação....

É o C de calcinha, sim vamos dar início ao processo de desfralde e comprar calcinhas tem sido minha compulsão no momento. Isso implica que mais uns anos essas crises serão acompanhadas de cólicas, chocolates e cafeína, se ela puxar a mãe.

Um C pode ser de cabelo, esses cachos que crescem desiguais e fogem do pente a todo custo....

C de cada dia mais completamente apaixonada por essa menina!!!!!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O lado B da maternidade

Este post é dedicado a uma grande amiga que está grávida e me cobrou contar um pouco mais do outro lado da maternidade.

O lado lindo e rosa (no meu caso, quem sabe na próxima seja azul) todo mundo sabe e comenta. É uma benção, uma realização pessoal, a completude da mulher... e por ai vai.

Mas o lado B (chamo de lado B de bom também) não é muito falado, se bem que tem sido tema de alguns posts para quem acompanha a maternidade na blogsfera.

Vou contar o MEU lado B, meu que pode ser diferente do seu, coisas que ninguém me contou ou por não saberem, por vergonha, por não terem vivenciado desta forma ou porque o assunto não surgiu mesmo.

Vamos lá, primeira coisa que eu agora sei é que a maternidade dói e dói muito!

Dói no corpo (isso você já sabe), minhas quatro hérnias comprovam. Dói porque a gente ganha um peso extra, fica fora do eixo e tudo demora a voltar pro lugar. - Leia esta frase duas vezes, uma no sentido exato e físico e outra no figurado, ok?

Dói na barriga que cresce, no corte da cesárea, nas primeiras mamadas, nas primeiras mordidas. Dói quando corta o cordão umbilical, dói quando a calça jeans não entra, dói quando o peito muda, dói quando não quer dormir, dói quando fica longe, dói quando fica doente, dói porque as vezes simplesmente dói.

Ai você aprende a conviver com essa dor e descobre que ela faz parte do que chama amor.

Outra coisa que ninguém conta é que você deixa de ser dona de si mesma e de muitas coisas que antes eram só suas. O foco na vida não é só seu, o travesseiro não é mais só seu, seu lado da cama não é mais só seu, seu corpo não é mais só seu, seu marido não é mais só seu, ele agora é pai também. Com o tempo roupas, sapatos e pode ter certeza que muitos cremes e maquiagens não serão só (ou nada) seus.

Você desapega daquele hidratante novo que vai parar todinho no chão do quarto e é quando você vê sua filha toda lambuzada nele em uma clara referencia a você! Ai chora emocionada no cantinho ao ver que aquele bebê que antes você carregava quietinha crescendo e se tornando uma menininha!

Você entende que a noção de tempo é algo bem complexo, um choro de dois minutos é algo interminável mas dormir juntinho duas horas passa rápido demais, quando você vê ela já tem quase dois anos!

As amizades, isso vale um capítulo a parte. Muitas se vão pelos mais variados motivos. Outras você ganha nas mais estranhas situações, outras você guarda no coração e torce para não ser esquecida já que mesmo presente em um evento ás vezes você não vai conversar com quase ninguém e não será por falta de educação.

Mas o mais importante é que, depois que esse turbilhão passa, a saudade de tudo isso é inevitável!!!!!

Beijão