sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A pequena tirana.

Estamos em uma fase complicada, a birra.
Outro dia passei a tarde folheando o famoso livro com o mesmo nome deste post em uma livraria por aqui.
Tudo o que estava escrito lá eu conheço bem e por experiência própria. Tudo bem que eu esperava lá no fundo uma daquelas fórmulas mágicas que não existem, mas ter como orientação apenas o que foi indicado não me satisfaz. Não comprei o livro.

A Anita anda muito irritada, mal criada, chorona, se jogando, mordendo, arremessando coisas....enfim encapetada mesmo. Levo em consideração que as últimas semanas - as férias - acabaram com a rotina que existia. Uma tia que chega, um berço desmontado, vovó e papai em casa, acabou a escola, mudanças no cardápio.... Tchau tia, vovó e papai de volta ao trabalho.... Dá para estresssar qualquer um!!!!

O final das aulas teve um efeito complicado, com choros diários de que - "Acabou a escola!!!"
O resultado foi que antecipamos em duas semanas a ida dela a colônia de férias, meio período para começar. Fiquei chateada e frustrada mas também reconheço que com o tanto que tem chovido ficar em casa ou no shopping não são opções melhores para ela.

Voltando a birra. A situação chegou a um ponto em que me assustei. Fui ler e estudar a respeito e como descrevi antes este não é o melhor momento para uma super avaliação psicológica, optamos por técnicas da Super Nanny mesmo, como castigos e recompensas. Tem funcionado bem.

O castigo no sofá tem sido quase diário, ás vezes mais de uma vez no dia mas com um bom retorno. Derreto com aquele dedinho balançando dizendo não pode...

Os resultados vem aparecendo, já vi algumas bonecas de castigo, broncas no papai, um vocabulário mais rico que permite uma melhor expressão e enfim conseguimos sair algumas vezes sem grandes estresses!

Ah, como membro oficial da família a Ninoca adora ir ao shopping tomar "Fafé!".
Sim! Ela adora café!

Nenhum comentário:

Postar um comentário