quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Culpa, Não!!!!

Resolvi escrever esse post para participar da discussão do "Culpa não!". Já falei sobre o mesmo tema outras vezes, mas acho (olha a psicóloga ai gente!) que cada vez que escevo sobre isso vou elaborando e vendo outros pontos ainda não explorados nos posts anteriores.

O tema proposto foi Maternidade X Trabalho.

Vamos lá, se me senti culpada por voltar a trabalhar? Não, não me senti.

Sempre quis que a Anita me admirasse por ser essa pessoa multifunção, assim como eu vejo a minha mãe. Isso já era pensado desde que eu tive que escolher minha profissão, escolhi a psicologia e atuação na clínica para ter esta disponibilidade de horário.

Primeira ilusão, na minha história isso não deu muito certo e acabei mudando de atuação na psicologia e encarando mais uma faculdade. Vamos voltar ao tema, ok?

Passei a gravidez afastada do trabalho, por ter uma gravidez complicada e isso sim me fez sentir uma certa culpa, culpa do que eu ainda não descobri mas já passou. Ai veio o retorno ao trabalho, esperei a Anita desmamar aos 6 meses e voltei em uma nova empresa. O que pesou foi a saudade, a nova rotina e coisas práticas. Ela foi para um berçário e a confiança que tenho no trabalho feito lá é que me deixou mais tranquila.

Tá mas e a culpa? No meu caso ela apareceu quando fui demitida.

Começou o inverno e com ele todas as "ites" possíveis o que me fez ficar de molho com a pequena em casa alguns dias, isso foi somado ao fato de eu faltar em algumas emendas de feriados já que não tinha com quem deixar a Anita. Esse foi o motivo da minha demissão.

Ai eu me senti culpada, culpada por não conseguir ser a multifunção que eu imaginei, por ter me deixado envolver em um projeto que não me respeitou como mãe, por não ter respondido algo mais mal educado a pessoa que acha que filho atrapalha sua vida profissional e não valoriza a profissional que está lá, que precisa do salário para pagar a escola e as fraldas, que tem o comprometimento total com projeto e equipe....

Enfim, como eu já disse cada vez que escrevo sobre isso o coração acalma, a culpa passa a ser algo mais racionalizado e assim um aprendizado a cada dia.

Foi muito dificil a decisão de esperar passar as férias para voltar a trabalhar, fizemos as contas e com a chegada das férias seria complicado estabelecer essa rotina multitarefa numa boa. A culpa por ficar em casa é enorme mas saber que em breve terei todo o tempo do mundo só para a Anita e ela também terá mais tempo para a mamãe, é fantástico.

Mesmo sem trabalhar não tirei a Anita da escola, lá ela já tem suas atividades, seus amigos, sua rotina.

A culpa faz parte da maternidade pelo visto e se não aparece por um lado, vem pelo outro e como alguém que tenta achar o lado bom das coisas consigo ver até com certa diversão tudo isso que passei, alguém chorar por que vai ficar em casa, ter mais tempo de estudar e cuidar da cria? Fala sério! Essa já fui eu.

2 comentários:

  1. Culpa de jeito nenhum ... Acredite nas suas escolhas ! Novos horizontes estao se abrindo e em breve novas escolhas terão que ser feitas. Curta sem culpa ... sem medo, sem mais...
    bjuxxx

    ResponderExcluir
  2. Olha aqui o link para o post no facebook!!!!


    https://www.facebook.com/culpanao?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir