terça-feira, 7 de agosto de 2012

Nenê não nanou...

Ok, nenê não nanou e a mamãe desencanou.
Se eu nunca coloquei datas e limites para algumas situações com a Anita, por que eu faria isso agora com a hora de dormir?
Assumo minha parcela de responsabilidade na falta de alguns "limites". A Ninoca sempre teve uma educação mais liberal aqui em casa e as vezes sofro com a independência dela.
Não confunda isso com falta de cuidados, atenção ou amor. Pelo contrário.
Sempre incentivamos a pequena a buscar seus objetivos, sua independência, explorar os ambientes, a não grudar na barra da minha saia por medo do mundo e sim sentar pertinho de mim para curtirmos juntas o mundo, o que penso ser bem diferente.
Não é a toa que ela hoje recusa dar a mão para passear, anda sem medo pela casa, reconhece e defende seu espaço.

Observando tudo isso percebi que:
Sim, o livro (Nana nenê) é show.
Sim, preciso que ela durma no berço.
Sim, seria perfeito ela dormir sozinha.
Porém, o livro impõe um ritmo que não é meu nem dela. Resolvi ir por partes.
Não vou dizer que "consegui"porque tudo teve participação ativa dela, assim achamos que já era hora dela voltar a dormir no berço. Decisão reforçada com a volta do refluxo e a necessidade de inclinação do colchão. Também passamos a desligar a tv na hora de dormir com direito a tchau e beijo de boa noite para os Backyardigans.
Pronto, agora mais calmas e felizes com o ritual de boa noite a Anita já dormiu no berço, no escuro como previa o livro e com carinho nas costas como previa a mãe.

Essa semana começou a nova rotina no infantil com menos tempo de cochilo durante o dia o que traz mudanças para a rotina do sono partindo da própria Anita e é este ritmo que vou respeitar. O tempo de brincadeira em casa diminuiu muito já que ela chega cansada da escola.
Em relação a mamada noturna, ainda não consegui tirar e assim vamos seguindo, felizes!

Beijos nossos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário