quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Nana quem mesmo? 2 tentativa

Lá fomos nós para a segunda tentativa de dormir cada um no seu quadrado.

Consegui seguir a rotina noturna: jantar, arrumar os brinquedos, escovar os dentes, dar boa noite a todos e ir para o quarto - não acontece sempre nesta ordem mas tudo bem.

Noite passada coloquei de volta o colchão no berço, liguei a babá eletrônica e conversei com a Anita a respeito do que estava para acontecer. O mais engraçado é que eu ia falando que era hora de dormir, sonhar e no dia seguinte voltar a brincar e a Ninoca só ia concordando... - Tá, tá....ela dizia...

Mas foi só o tempo passar, o sono aumentar e ela perceber que não iria sair do berço, nem eu entrar lá com ela que a cena já esperada começou.

Passamos por algumas fases:
- a alegria da nova situação logo no início.
- o choro quando ficou sozinha no quarto por um curto período.
- o pânico quando este período se estendeu e sair do berço não era uma opção.
- a raiva - vários tapas na mãe que contrariou as orientações do livro e sentou lá pertinho e ficou na tentativa de acalmar a pequena.
- o coração partido - não consigo descrever o que me disse aquele olhar todo molhado de lágrimas que me fez chorar junto.
- os chamados de "Mamãe, mãe" em todas as formas e entonações possíveis o que me fez contrariar mais um pouco a teoria de ficar com a mão nela o tempo necessário para ela acalmar e os gritos desesperados sumirem dando lugar a um choro sentido, baixinho que durou até ela dormir.

Esta cena que me deixou sem ar, pareceu durar muito mais do que os 55 minutos reais consumidos entre entrar no berço e dormir.

Não ligo se não segui o livro, segui meu coração de mãe que não aguentou ver aquela carinha de quem não entendeu nada me chamando.

Se acabou ai nossa saga noturna? Não estava nem começando.

A Anita dormiu das 21:30hs até as 01:30hs tranquilamente até que acordou chorando e resolvi dar a mamadeira reforçada com aveia como sugeriu o pediatra. Mas não rolou, ela mamou mas algo a incomodava e não soube dizer o que era.

Mesmo dormindo ela resmungava, não conseguiu se acomodar na cama e lógico que acabou indo para o meu quadrado. Ninguém dormiu bem com ela acordando direto, cantando, chorando, se mexendo pra lá e pra cá até que ela vomitou! O leite mamado lavou a minha cama...

Como não vale chorar pelo leite derramado, muito menos pelo vomitado lá fomos nós trocar tudo e todos e tentar dormir o restinho de tempo que nos restava.

Lições da noite: 1. como uma sábia pessoa me disse quando a Anita nasceu, não se preocupe em não ouvir a pequena chorar, saiba que "até mãe surda ouve". Achei um tanto estranho na época mas é isso mesmo. Nossa audição fica toda focada lá para o berço; 2. aveia no leite pode ser indigesto; 3. Não posso desistir agora!

Ansiosa para a noite de hoje...

Beijos

Um comentário:

  1. Ai Tati... fiquei com o coração apertadinho só de imaginar a cena... que dó!
    Mas força, vcs irão superar esta fase juntas!
    Estou torcendo pelas adaptações!!!
    Bjs!
    Tia Carol

    ResponderExcluir