sábado, 30 de abril de 2011

Encontros e Desencontros


Já há algum tempo venho observando os efeitos que uma barriga de grávida e um bebê causam nas pessoas e nas relações entre elas.

Na gravidez eu percebia os olhares diferentes nas três fases. No início as pessoas ficam na dúvida, ela está gorda ou grávida? Passados os primeiros meses, em que a roupa de sempre fica apertada e a de grávida ficava grande, veio a melhor fase em que a barriga já aparecia e confirmava a gravidez, os enjoos estavam bem controlados e o pique tinha voltado. Nesta época era só parar em algum lugar ou encontrar outra grávida para alguém puxar papo. Lógico que a gravidez sempre foi o assunto. Receitas para melhorar o enjoo, comparações sobre o tamanho da barriga e tempo de gravidez eram inevitáveis. O mais legal é que nunca me faltou companhia, nas vezes em que iria almoçar sozinha no shoping. Sempre apareceu alguém gentil para ceder um lugar e porque não começar o interrogatório. Qual é o sexo? Quanto tempo de gestação? Já tem nome? E assim ia. Sempre respondi com muito orgulho e satisfação. A terceira fase foi a mais curta e mais intensa. Os olhares eram de dó mesmo. Ai as perguntas não tinham mais cara de compartilhar, e sim de uma curiosidade quase mórbida. Tudo bem que eu estava enooorme, e meus pés já não me permitiam andar muito... Assim deva perceber fácil a áurea mágica que a gravidez traz.

Não imaginei o que viria quando a Anita nasceu. Já fomos parados no supermercado por pessoas mega estranhas para trocar receitas a respeito das cólicas do bebê. Voltando ao consultório fiquei obesrvando como pessoas que sem crianças jamais trocariam sequer um bom dia, no meio da rua se transformam em amigas de infância quando acompanhadas de suas crias.
Fraldários e salas de amamentação então já me renderam ótimas indicações e apoio emocional.
Acho que isso acontece como forma de autopreservação da espécie mãe mesmo. Tem coisa que só mãe entende como já dizia minha vó....
É por essas e outras que mais do que frequentar blogs, grupos de discussões virtuais e tentar ai a alguma sessão do Cinematerna eu adoro papo de fraldário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário