sábado, 9 de abril de 2011

Fluxo. Contra Fluxo. Refluxo.

Bom, estou um tanto atrasada nas atualizações. Isso porque preciso me concentrar em algo que nunca foi meu forte, tomar remédio no horário certo. O pior é que os remédios não são meus e sim da Anita.

Na quinta feira senti a pequena bem caidinha, estranha, chatinha até. Durante os intervalos das mamadas e carinhos pesquisei sobre refluxo na internet, já que não me contentei com a explicação dada pela pediatra que um dia antes apenas trocou o leite do NAN para o Enfamil. Com todo meu novo conhecimento e a certeza de mãe que tinha algo errado fiquei mais atenta ao comportamento da Anita.

A noite (por que sempre pioram a noite???) o choro foi tão sentido que não aguentei fomos nós quatro, mamãe, papai, filhota e vovó para o pronto socorro. A pediatra de plantão fez um exame muito mais completo que a pediatra dela e pediu um raio-X para ter certeza que o pulmão estava ok. Ela percebeu o barulhinho do pulmão que eu tanto reclamava. Algumas horas depois saimos com uma mega receita direto para a farmácia.

Com toda minha pesquisa fiquei sabendo que muitas crianças são tratadas de pneumonias e alergias erroneamente já que o grande mal delas é o refluxo. Além disso pode provocar perda de peso, dificuldades com alimentação, irritabilidade e dor além de outras tantas coisas. Óbvio que não poderia esperar a nova consulta e o PS era a melhor opção.

Qual a dificuldade de ouvir a mãe? Eu já havia falado do refluxo e dos barulhos e só recebia como resposta da médica que é normal. Não aceito minha filha com dor como algo normal e por isso já marquei um novo pediatra perto de casa. Arrisquei com esse também, minha pesquisa foi no livrinho do convênio e no google para escolher o profissional, mas vamos que vamos.

Agora sabemos diferenciar a dor do refluxo que é quando ela se estica toda, chora com um ar mais sentido e fica esticando a cabeça. Essa dor só passa com ela mamando um pouquinho e vem acompanhada antes ou depois do regurgito. Já a dor das cólicas e gazes é mais aguda, vem com gritos, ela não deixa encostar na barriga que fica toda durinha e o choro demora mais a passar mas é só o "Pum Malvado" ir embora que a paz volta a reinar.

As mamadas estão mais tranquilas porém demoram muito mais, quando acaba o ritual e acho que vou dormir já está na hora de começar tudo de novo.  Troca a fralda rapidinho para não ter que deitar de barriga cheia, vai o leite, espera pelo menos meia hora para arrotos e regurgitos, troca a roupa se necessário, acalma a criança, termina de ver o episódio do seriado que reprisa na madrugada e volta pra dormir. Agora é certeza que para sair de casa além da troca de roupa dela levo mais uma camiseta minha além de mil fraldas e paninhos de boca.

Por falar em trocas de roupas descobri que tenho que levar mais do que levei hoje para a casa da vovó. Antes disso passamos no Leite Fácil para trocar minha bomba de leite e no hospital para pegar o resultado do teste do pesinho. Assim passou a manhã. O comportamento dela foi fantástico, toda risonha e calminha. Porém a tarde a coisa mudou, recebemos visitas na casa da vovó (não caberia todo mundo em casa) e a saga começou. Primeiro a fralda vazou, depois regurgitou, ai a fralda trasbordou, a mamada babou e assim a Anita voltou para casa enrolada no xale da vovó só de blusa porque o resto estava todo molhado.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário