quinta-feira, 14 de abril de 2011

PEDIATRA - PARTE 2

Gente, como é difícil encontrar bons profissionais! Não falo só de pediatras ou profissionais na área da saúde mas no geral mesmo, por isso não entendo muito quando falam de desemprego e coisas assim, como profissional de RH (mesmo a contragosto) conheço as dificuldades em encontrar profissionais qualificados e motivados, mas não ficarei divagando por ai. Meu foco é encontrar um (ou uma) bom pediatra para acompanhar o desenvolvimento da Anita.

Fiz uma segunda tentativa e sei que não será a última. Se na gravidez eu fui a uns 3 ou 4 obstetras, fora os plantonistas do pronto socorro em menos de 8 meses, porque eu iria a um pediatra só na infância da minha filha? Fui em mais uma indicação do livrinho do convênio, pesquisei o nome do Dr.2 no Pai Google e pareceu ser uma boa. Não posso dizer que foi ruim, mas também não foi bom.

Odeio médico que antes de qualquer coisa faz merchandising próprio. Foi isso que aconteceu, estava eu lá com minha lista de perguntas e pedidos quando o Dr.2 começou a olhar os exames dela da maternidade e chegou no livrinho com a tabela de vacinação. Foi o que bastou para a consulta mudar de foco e eu me perder toda.

No mesmo dia pela manhã eu fui ao Posto de Saúde toda contente para dar a segunda dose da vacina de hepatite, fizemos o cartão do SUS e tudo mais. Fiquei impressionada com o tamanho da injeção e muito mais impressionada com a reação da Anita que só choramingou no final da aplicação. Eu já havia perguntado para a primeira pediatra a necessidade de vacinas extras e a orientação foi no primeiro ano apenas seguir a tabela e vacinar no posto mesmo, assim eu fiz.

Voltando ao segundo pediatra, antes de mais nada ele ficou muito bravo por eu ter dado a tal vacina. Antes de eu entender como não vacinar a criança ele já veio com uma lista de vacinas que eu deveria aplicar nela lá na clínica dele. Passei a entender melhor tanta ênfase na bronca. Concordo que se existem vacinas mais modernas e completas e se eu posso proporcionar isso para minha filhota não medirei esforços para conseguir, mas o foco da consulta não era esse. Mesmo assim ficamos nessa propaganda toda com direito a valores e justificativas por um tempo.

Passada essa etapa vamos pesar a gorda e....mais bronca. Minha bebê está gordinha demais com seus 4kg! A recomendação foi tirar a suplementação de leite em pó e controlar o tempo e intervalos de mamadas no peito. E aquele lance de livre demanda?

Mais um breve discurso de como devo confiar nele e sofrer por um bem maior. Como o bem maior são mais horas de sono por noite até prestei atenção. A orientação é forçar um intervalo de no mínimo 1 hora e meia e no máximo 3 horas entre uma mamada e outra e o tempo máximo no peito deve ser de meia hora, caso ela largue o peito ou durma a coitada perde a vez. Ai se minha vó ouvisse isso....

O pior é ouvir que tenho leite para amamentar gêmeos já que meus seios estão enormes. Mal sabe ele o quanto me esforcei para isso.

Tá, mas fui lá para ter mais uma opnião sobre o refluxo. Examina daqui, aperta de lá e ela não para de chorar. Passou. Vem uma lista de exames que serão (mas não foram) pedidos. Pelo menos ele manteve a medicação. Fiquei aliviada já que percebi como ela melhorou desde que começou a cuspir, ou melhor a tomar os remédios. Sei que saí de lá com mais dúvidas do que quando entrei. A parte boa foi saber que ela está crescendo e ganhando peso o que não aconteceria se o caso de refluxo dela fosse tão grave assim.

No dia seguinte tentei seguir a orientação em relação ao tempo, conseguimos algumas vezes mesmo com a cara feia da minha mãe cada vez que eu demorava um pouco em atender o chamado da esfomeada. O negócio dela é fast-food, mamadas curtas e várias vezes. Resolvi que vou tentar mas sem fazer a pequena sofrer, a adaptação aos horários será no tempo dela.

Sendo assim vou para Pediatra - Parte 3. Esse foi indicação de uma amiga de fraldário. Mãe faz amizade rápido, mas isso conto em outro post. Já tinha ouvido falar do Dr.3 e marquei consulta para semana que vem. Aguardaremos cenas do próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário